quinta-feira, 27 de abril de 2017

Atividade (pessoas do discurso)





1- Observe a música:




Se amasse ele (Matheus e Kauan)

Tá rolando um assunto que você

E seu novo namorado
Já tem data marcada
Pra viagem numa praia vai ser seu noivado
Deve ter se esquecido de mencionar
Que ainda me ama
E que tem sentimentos
Que a uma semana
Se deitou em minha cama

Pra mim foi uma despedida
Pra você mais uma recaída
E quer saber? Isso vai acontecer
Pro resto da sua vida
Ele não tem culpa de você me amar
Ele mal sabe que esse amor não vai durar
Ele é um cara bom
Que ama a pessoa errada
E se amasse ele não estaria deitada

Em meus braços
Em meus braços


a- Quais pronomes representam:


o eu-lírico- __________________________________


a pessoa amada-_______________________________


a terceira pessoa da história-_____________________

b- Classifique as pessoas do discurso referentes ao termos marcados na música.


____________________________________________


2- Destaque os pronomes das frases abaixo classificando a pessoa do discurso referente.


a- Estou muito triste com toda a situação.


____________________________________________


b- Ela estava tristonha ontem à noite.


____________________________________________


c- Nós faremos o possível.


__________________________________________


d- Perdi-me na rua anterior. _____________________


e-  Convite Triste

Meu amigo, vamos sofrer,
vamos beber, vamos ler jornal,
vamos dizer que a vida é ruim,
meu amigo, vamos sofrer.” (...)


(Em: Brejo das Almas)


Carlos Drummond de Andrade


__________________________________________


f-  “E esse casal tão romântico


Que será que eles pensam da vida


Um pegando manias do outro


Momo da entrada, mozim na saída” (...)


(Andressa Rodrigues Revoredo)


______________________________________________


3- Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral, como mostra o modelo. Faça o mesmo com as frases a seguir: Ex.:


O carro atropelou o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.





a) Raí vestiu, pela primeira vez a camisa do clube francês. O ______________ deve embarcar para a Europa no fim do ano.





b) Ontem esteve tensa a situação no Iraque. A população do ________________ recebeu instruções contra um possível ataque americano.





c) A polícia apreendeu a cocaína mas não conseguiu prender os traficantes que trouxeram  a ________________ da Bolívia.





d) “Ficamos todos mais pobres num mundo menos bonito”, lamentou um amigo do pintor Alfredo Volpi ao acompanhar o sepultamento do ______________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário