quinta-feira, 9 de março de 2017

ERROS MAIS COMUNS COMETIDOS NA LÍNGUA PORTUGUESA (ATIVIDADE)

ATIVIDADE SOBRE ERROS GRAMATICAIS

1- Empregue corretamente os termos “mas” e “mais”:

Ele saiu cedo de casa, _____ o congestionamento o atrasou.

Sem _____ nem menos, decidiu viajar para a Europa.

Giovana era a aluna _____ inteligente de sua turma.

Eles estavam felizes, _____ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre.

a) mais – mas – mas – mais

b) mais – mais – mais – mas

c) mas – mais – mais – mas

d) mas – mas – mas – mais



2- Complete os espaços das frases com: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:



a)    ________ele sumiu da aula mais cedo?

b)    Não fui à festa________choveu.

c)    Eles estão revoltados, ______________?

d)    Quero saber o___________ do seu medo?

e)    Ele não procurou,________?

f)     Ninguém explicou o ________ de sua desistência.

g)    Desejo saber _________não compareceu à aula?

h)    ___________é sonhador o jovem cultiva ideias.

i)     A criança adoeceu________brincou na água quente.

j)     __________você não tirou os pães do forno logo?

k)    O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, _________?

l)     O_________da minha insônia é a preocupação com as contas atrasadas.

m)    Vamos sair mais cedo da aula hoje________o professor faltou.



3- Complete as frases a seguir com MAL ou MAU:



a) Ele teve um ____ dia, por isso dormiu ____.

b) Márcia foi ____ na prova.

c) Todos estão passando ____ hoje.

d) O ____ elemento foi levado pela polícia.

e) O chefe está de ____ humor; acho que está de ____ com a vida.

f) Você só quer o nosso _____.

g) Esse menino tem ____ costume.

h) Suas alunas leem muito ____.

i) A batalha entre o bem e o ____ jamais terá fim.

j) Esse menino é um ____ exemplo para a turma.



4- “O que os animais têm que você não tem?”. Observe esse trecho e explique a diferença entre “têm” e “tem”.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5- Comprimento e cumprimento

Complete corretamente:

a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.

b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.

c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.

d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.

6- Meio-dia e meia

É certo dizer “meio-dia e meia”.

O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.

Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.

Complete corretamente com meio-dia e meia:

a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.

b) O relógio está marcando exatamente....................................... .



7- Muito obrigada, eu mesma, eu própria

• As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.

• Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.

Complete corretamente:

a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)

b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado - obrigada)

c) Eu............................ não sei como resolver o problema, disse Marina.  (mesmo-mesma)

d) O garoto disse:

- Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)

e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches, disse Pedro. (próprio, própria)



8- A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino.

Veja:

Naquele instante não tive menos coragem do que antes.

Complete as frases com a palavra MENOS:

a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.

b) Todos eram calmos, ....................mamãe.

c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.

d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.



9-  Complete as frases com a gente ou agente :

a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.

b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.

c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.

d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.

e) Quando................................. gosta, faz com prazer.

f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.

g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.



10- Complete corretamente com meio ou meia:

a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.

b) A flor parece.....................amarela.

c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.

d) A mim, basta.....................porção de arroz.

e) Mamãe, quero......................maçã.

f) Já li cinquenta páginas, exatamente ........... livro.

g) Só paguei .....................entrada.

h) Estou ..................... assustada.

i) Quero................dúzia de ovos.

j) Sua camisa está .........................rasgada.

l) Seus sapatos estão..........................sujos.

m) A professora parece......................desconfiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário